Extensão e Projetos

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A Extensão lato sensu englobará as atividades voltadas à prestação de serviços.

A Extensão Universitária é a ação da Faculdade Recanto das Emas (FMRE) junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. É a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a Instituição de Ensino Superior (IES) se insere, interagindo e transformando a realidade social.

A Extensão Universitária é, portanto, uma das funções sociais da FMRE, que tem por objetivo promover o desenvolvimento social, fomentar projetos e programas de extensão que levam em conta os saberes e fazeres populares e garantir valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social.

As inscrições dos candidatos para os cursos de extensão serão realizadas por meio do preenchimento de ficha de inscrição no endereço eletrônico www.extensao.fmre.edu.br , ou presencialmente na Faculdade Metropolitana Recanto das Emas (FMRE). As inscrições no campi da FMRE serão realizadas no Setor de Atendimento ao Aluno – SAA, de segunda a sexta-feira, no horário das 15h às 20h, e aos sábados, das 9 às 11h.

Além dos cursos de graduação e pós-graduação, a FMRE oferece, também, cursos de formação, capacitação e qualificação para o público, bem como elabora e administra projetos sociais e ambientais articulados para a comunidade.

Outra função social importante da FMRE é a elaboração e articulação de políticas públicas por meio da participação em fóruns, consultorias e núcleos específicos de atuação na comunidade onde está inserida.

Além da sua importância como geradora de políticas públicas, a Extensão deve servir como instrumento de inserção social, aproximando a IES das comunidades adjacentes.

Tendo em vista que a extensão também tem formas específicas de avaliação, cabe à CPA (Comissão Própria de Avaliação) se colocar à disposição para analisar e sistematizar dados disponíveis na instituição com o objetivo de contribuir nas análises dos resultados da extensão, bem como na produção de conhecimento.

Enfim, com vistas a promover a articulação e sistematização das políticas institucionais nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão a CPA propõe efetuar a análise do Relatório Anual de Atividades com o objetivo de identificar aspectos atinentes ao mesmo. Feito este trabalho, pretende-se agendar reuniões nas diversas unidades institucionais e discutir as questões que caracterizam o curso, tanto em potencialidades quanto em fragilidades, bem como a necessidade de encaminhamentos. Essa ação permitirá à CPA conhecer todas as dimensões da instituição viabilizando, assim, a organização do Relatório de Autoavaliação da CPA, contemplando todas as dimensões do Sinaes.

Podem coordenar projetos de extensão qualquer integrante dos quadros funcionais da FMRE (Docentes e Técnicos).

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E PROJETOS ANO 2017

  1. Projeto: Troco um conto, por um sorriso – Leitura Solidária. (Orfanato e Asilos);

  2. Projeto: Sábado Solidário: eu te ensino o que eu sei, e você me ensina o que você;

  3. Projeto Creche Solidária para as mães da Faculdade em parceria com a Administração do Recanto das Emas e Ministério da Educação no Plano Nacional minha Primeira Infância;

  4. Projeto de Curso de Capacitação em Gestão da Clínica nas Regiões da Saúde do SUS, em parceria com a Região Administrativa do recanto das Emas.