Curso de Pedagogia

O Curso:

O curso de Licenciatura em Pedagogia oferecido pela Faculdade Metropolitana do Recanto das Emas, parte do princípio de que o homem é fundamentalmente um agente de mudanças global por ser flexível, criativo, construtivo, responsável, solidário, em relação a si próprio ao outro e ao universo.

O curso destina-se à formação de docentes (professores) para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, da modalidade Normal, e para cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar. Além disso, abrange a organização do trabalho pedagógico no espaço escolar, em outras modalidades da educação, em outros espaços sociais enfim, onde a atuação desse profissional se fizer necessária.

Em um contexto democrático, a Pedagogia – Licenciatura é entendida como o processo responsável por criar condições para que todas as pessoas desenvolvam suas habilidades e aprendam os conteúdos necessários à construção dos instrumentos de compreensão da realidade e à participação em relações sociais amplas e diversificadas. Estes são fundamentos imprescindíveis para o exercício da cidadania e a formação integral do ser humano.

Com a perspectiva de promover o ensino crítico e reflexivo, que dá subsídios ao indivíduo para que possa intervir na sociedade, transformando-a e construindo-a nas bases da cidadania, guia-se a prática pedagógica para o conjunto de conhecimentos necessários à formação profissional atuante, com competências científica e tecnológica, voltadas para a ética e para a prática de uma educação cidadã, em que o “aprender a aprender” é marco referencial da profissão.

Objetivo do Curso

O objetivo é oferecer um curso capaz de formar pedagogos dotados de competência teórica, pedagógica, técnica e política, capazes de criar ou reformular o saber científico através de pesquisa conscientes da realidade da educação brasileira que transformem a sociedade.

Ato autorizativo – Nota 5 – Portaria Nº 887, de 29 de Dezembro de 2016

Matriz Curricular do Curso

ÁREAS DE ATUAÇÃO


Pautado nas Diretrizes Normativas do curso de Pedagogia–Licenciatura, seja no ambiente escolar ou no ambiente não-escolar, o discente egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:

  • Atuar com ética e compromisso na construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento, nas dimensões física, psicológica, intelectual, social, entre outras;
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram a oportunidade de escolarização em idade melhor apropriada;
  • Trabalhar na promoção da aprendizagem para sujeitos que se encontram em diferentes fases do desenvolvimento humano e em distintos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos, nas suas relações individuais e coletivas;
  • Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva, em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças: ambiental e ecológica; étnica e racial; de gênero; de faixa etária; de classe social; de religião; de necessidades especiais; de opção sexual; entre outras;
  • Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Participar da gestão das instituições, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos, alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

Tabela de valores de mensalidades